criancas_sofrem__30012018165545.jpg

PROJETO GESTANTES

Projeto idealizado há 32 anos, destinado ao amparo de jovens mães carentes na faixa de 14 aos 40 anos, algumas delas dependentes químicas (cigarro e drogas), residentes em bairros da periferia da cidade.

Este trabalho é realizado, mensalmente, por uma equipe de voluntários, que conta com uma assistente social, uma psicóloga e um médico obstetra, que acompanham o desenvolvimento e a saúde das futuras mamães e dos seus bebês, fornecendo-lhes orientações para um pré-natal e uma gestação saudáveis.

Atividade temporariamente suspensa, em razão das medidas de contingenciamento da pandemia do corona vírus (Covid-19).  

ENXOVAIS PARA BEBÊS

O Projeto nasceu da constatação de que muitas das mães atendidas no Projeto Gestantes não tinham peças básicas do enxoval do nascituro.

Atualmente, o trabalho é desenvolvido por um grupo de senhoras voluntárias, que confeccionam diversas peças para o primeiro enxoval dos bebês recém-nascidos (toucas, mantas, meias, babadores etc.), que são doados às mamães.

Muitas vezes, existe a necessidade de serem doados berços, banheiras, cobertores, entre outros artigos; o CEIC, quando não recebe em doação, providencia a compra e doa às mães necessitadas.

PROJETO CONSTRUÇÃO

O CEIC também auxilia famílias, assistidas ou não com as cestas básicas, doando-lhes telhas, cimento, tijolos, portas, janelas, entre outros materiais de construção. São famílias em extrema pobreza, que residem em barracos construídos de madeira e papelão.

Com essa ajuda, essas famílias podem construir um imóvel mais confortável, em alvenaria, com  dois cômodos, cobertos com telhas, piso cimentado/ladrilhado e com chuveiro elétrico, sonho de muitos que tomam banho em bacias, com canecas e água fria.

Após a construção do imóvel, a família recebe em doação cama, colchão, guarda roupas, fogão, botijão de gás, televisão, entre outros objetos de utilidade doméstica.

ENTREGA DE MÓVEIS NAS RESIDENCIAS

Mensalmente, um grupo de voluntários lota um caminhão baú com móveis, colchões, geladeiras, fogões, sofás, cômodas etc., todos usados, e vai a diversos bairros da periferia de Bauru, atender as famílias que foram visitadas “in loco”, e tiveram constatada a real necessidade da doação solicitada.

Em razão das medidas do contingenciamento do corona vírus (Covid-19), o Centro contrata carreto para a entrega de móveis.