Os Principais Tipos de Carga Transportados por Ferrovias
A versatilidade da indústria ferroviária é demonstrada pela vasta gama de produtos que circulam sobre seus trilhos. Embora seja especializada em cargas de grande volume, a adaptação de equipamentos permitiu que a ferrovia atendesse a diversos segmentos da economia. As cargas podem ser divididas em algumas categorias principais, cada uma com seus equipamentos e requisitos logísticos específicos.
As cargas a granel sólido são as mais representativas. Incluem minérios (principalmente ferro, manganês e bauxita), transportados em vagões gôndola de alto tonelagem; produtos agrícolas (soja, milho, trigo, farelo de soja), que viajam em vagões graneleiros fechados (hopper) para protegê-los das intempéries; e carvão mineral, vital para termoelétricas e siderúrgicas.
As cargas a granel líquido também têm grande importância, sendo transportadas em vagões-tanque. Estes podem carregar uma variedade de produtos, como combustíveis (gasolina, diesel, etanol), óleos vegetais, produtos químicos e até cimento a granel.
O segmento de carga geral é diversificado. O mais…

